Por Rubens Garcias | Publicado em 23 de abril de 2021
Na corrida para se prepararem para as avaliações externas, como a prova do ENEM, os estudantes do Ensino Médio brasileiro estão perdendo cada vez mais a oportunidade de vivenciar práticas de ensino que promovam a construção do conhecimento de forma significativa, através do tempo, das experiências e das interações. Diante disso, é possível um Ensino Médio com uma educação contemporânea, alinhada a uma metodologia construtivista que prepara os estudantes para o ENEM e para o mercado de trabalho?
A primeira coisa que precisamos fazer é problematizar a ideia de que o construtivismo é uma metodologia. Durante muito tempo, o termo “construtivista” foi banalizado e reduzido a uma dita “metodologia de ensino” empregada por algumas escolas. No entanto, filósofos e pesquisadores em educação defendem a ideia de que o construtivismo é mais que isso. Trata-se de um conjunto mais amplo de princípios e teorias de aprendizagem, que são importantes para que educadores e escolas possam ajudar seus estudantes a aprenderem, isto é, a construírem conhecimento.
Uma das bases do construtivismo é a ideia de que os estudantes constroem seu próprio conhecimento a partir das suas experiências. Em outras palavras, os alunos usam seus conhecimentos prévios como base para criar seus novos aprendizados. Dessa forma, a trajetória e a experiência de cada estudante tornam seu processo de aprendizado único. Compreender, portanto, a educação dessa forma é fundamental para que professores e educadores saibam integrar a bagagem de experiências e conhecimentos prévios dos estudantes às práticas de ensino na sala de aula.
De forma geral, os principais elementos e princípios do construtivismo que moldam essa forma de ver a Educação são:
No Ensino Médio do Grupo Balão Vermelho, buscamos integrar os princípios construtivistas - com práticas dialógicas de ensino e aprendizagem, projetos de pesquisa, trabalhos de campo, diferentes itinerários formativos e uma educação horizontal e centrada no protagonismo dos estudantes - com a preparação formal de habilidades e competências exigidas para o ENEM, através de um intenso treinamento de questões fechadas, simulados e produção de texto. É importante entender que aplicamos o construtivismo em sala de aula para criar um ambiente de aprendizagem único e colaborativo, no qual os estudantes estão ativamente envolvidos. Nossos professores atuam como guias e facilitadores, concentrando-se na aprendizagem interativa e centrada em questões e interesses dos estudantes, no entanto, sem perder de vista todos aspectos conceituais exigidos para que os estudantes alcancem o sucesso desejado nos exames externos.
Gostou de entender melhor sobre sobre algumas características do método construtivista para educação? Então aproveite para entender melhor sobre a relevância do plano de aula no Ensino Fundamental, conheça!