Por Bruna Seidel | Publicado em 06 de maio de 2021
Para falar sobre a importância das novas tecnologias na formação de crianças, é preciso pensar sobre a imagem de nossos pequenos carregando seus novos brinquedos: celulares e tablets que, muitas vezes, substituem as bonecas e os carrinhos. As experiências que as novas tecnologias proporcionam para nossos filhos passam pelo sentido afetivo, psicológico e social.
Dentro do foco educacional, podemos dizer que essas ferramentas ajudam a dar acesso a um enorme conhecimento informativo. A Internet conecta as pessoas, portanto pode ser usada como uma ferramenta eficaz para obter conhecimento.
Além disso, por não ter fronteiras, ela elimina os limites geográficos, fazendo com que nossas crianças acessem culturas diversas e novos conhecimentos.
O mais interessante desse aprendizado é que ele acontece de forma lúdica, muitas vezes sem a mediação de um docente. Nada melhor do que aprender brincando!
Chamamos, pois, a atenção para a importância dos jogos. Eles possuem regras, dependem de estratégias, ensinam a perder e a ganhar e ensinam, também, a se concentrar para obter vitórias.
A criança absorve esses ensinamentos, que serão muito úteis para o seu amadurecimento e, consequentemente, contribuirão para a sua trajetória social e profissional.
Nessa interação com a internet, estabelece-se uma via de mão dupla, onde essas crianças aprendem e também ensinam. Sempre que a criança descobre algo novo, ganhando uma batalha em um jogo, por exemplo, ela quer mostrar o seu sucesso para seu ciclo de convivência e tem a sua autoconfiança fortalecida.
Essa tecnologia, utilizada na infância, potencializa habilidades, estimulando novas formas de aprendizado. Ela permite experiências culturais através de interações diversificadas, possibilitando que as crianças aprendam de acordo com as suas necessidades, motivações e interesses.
Isso sem mencionar que essa interação com outros atores estimula o senso crítico da criança promovendo questionamentos, discussões e pesquisas, o que é muito importante para seu desenvolvimento.
Utilizada de modo responsável, a tecnologia beneficia e estimula a necessidade de tornar maior o nosso conhecimento, fornecendo diversas formas de ensino, dentro e fora da escola.
Segundo Silveira (2008), a sociedade contemporânea é caracterizada pela diversidade de linguagens, devido à constante inserção de meios de comunicação.
Outra tecnologia de suma importância para todos, inclusive para crianças, é o acesso aos cursos EAD, onde a conectividade entre elas pode ocorrer em qualquer lugar do planeta. Nossos pequenos podem aprender outras línguas em escolas situadas em outros continentes.
A variedade da tecnologia nos possibilitou reforçar a relação entre a escola, o aluno e a família, aprimorando as aulas remotas. Com a parceria dos pais, foi possível auxiliar nas atividades pedagógicas e no desenvolvimento de autonomias e habilidades cognitivas dos alunos.
Essa parceria foi e continua sendo vital para a continuidade do desenvolvimento educacional. Desse modo, fica evidente mais uma vez a importância da família e da união entre essa e a comunidade escolar.
Os pais e educadores precisam ser mediadores entre a criança e a tecnologia, ensinando-a de uma forma que conscientize a educação digital. As crianças precisam entender que, por mais que a internet esteja disponível com uma variedade infinita de conteúdo, o acesso deve ser direcionado de acordo com critérios, como a idade, e sua utilização precisa ser feita de forma moderada para existir um equilíbrio entre a vida social e o mundo tecnológico.
É impossível não ocorrer a interação da criança de hoje em dia com a tecnologia, sendo que ela nasceu no mundo tecnológico e a mesma faz parte da sua cultura.
Podemos concluir que as ferramentas digitais, utilizadas de forma moderada, podem oferecer benefícios, influenciando positivamente na aprendizagem, gerando competências e desenvolvimento desde a infância.
Gostou de entender melhor sobre os efeitos positivos da tecnologia na infância? Então aproveite para entender melhor sobre algumas características do ensino construtivista para educação.