Ao contrário das escolas tradicionais, que ensinam os alunos a serem ouvintes passivos, nas escolas construtivistas, por meio da discussão e colaboração, as crianças se envolvem em reflexões ativas e aprendem a ensinar a si mesmas.
Inúmeros estudos apontam que os pequenos aprendem melhor e mais rápido quando trabalham ativamente na solução de problemas, e não através da memorização mecânica.
Por isso, se você quer entender melhor sobre o que é a metodologia construtivista e saber mais sobre o motivo da ascensão das escolas construtivistas em BH, acompanhe o conteúdo a seguir!
O construtivismo é uma abordagem de ensino e aprendizagem que sustenta que as pessoas constroem ativamente a produção do seu próprio conhecimento e que a realidade é determinada pelas experiências do aprendiz.
Desta forma, o construtivismo acredita na construção pessoal de significado pelo aluno por meio da experiência. E esse significado é influenciado pela interação de conhecimentos prévios e novos acontecimentos.
Como os alunos de uma escola construtivista elaboram as suas próprias soluções para os problemas apresentados, eles não estão apenas aprendendo matérias específicas, eles estão aprendendo a aprender.
Esse modelo de aprendizagem pode ser uma vantagem em ambientes além das salas de aula e também ao longo de toda a vida. Os alunos com formação construtivista estão preparados para enfrentar os desafios mundo real, onde devem colaborar com outras pessoas, negociar seus pontos de vista e apresentar idéias de diferentes maneiras que inspirem outras pessoas a aceitá-las.
O construtivismo teoriza o processo de aprendizagem a partir da construção da realidade por meio da experiência e pela reflexão sobre essa experiência.
O construtivismo em sala de aula enfatiza a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem por meio de experimentos, resolução de problemas e discussões.
O educador trabalha para entender o estado atual de conhecimento e as crenças dos alunos e, em seguida, atua como um facilitador, garantindo que os alunos abordem as questões essenciais, obtenham resultados intelectuais e desenvolvam o senso crítico.
Confira a seguir algum dos princípios fundamentais do método construtivista!
A ideia central do construtivismo é, literalmente, que o processo de aprendizagem humano deve ser construído. Ou seja, os alunos constroem novos conhecimentos sobre os fundamentos da aprendizagem anterior.
Esse conhecimento prévio, a partir das novas experiências de aprendizagem, será influenciado e modificado, dando origem ao novo conhecimento.
O segundo princípio do construtivismo considera o processo de ensino e aprendizagem como um processo ativo e não passivo.
A visão passiva de ensino, comum nos métodos tradicionais, entende o aluno como um "recipiente vazio" a ser preenchido com o conhecimento oferecido pelo professor.
Enquanto isso, o construtivismo afirma que os alunos constroem significado através do envolvimento ativo com o mundo. Seja por meio de experimentos ou da busca por soluções de problemas do mundo real.
A aprendizagem não é um processo abstrato e sim uma atividade social, ou seja, é algo que fazemos juntos, em interação com o meio e com os outros.
Desta forma, a comunidade desempenha um papel fundamental no processo de "dar sentido".
Assim, o ambiente em que as crianças crescem influenciará o modo como pensam e o que pensam e o desenvolvimento cognitivo deriva de interações sociais de aprendizado que acontecem a partir da relação com as pessoas mais próximas.
Cada indivíduo tem um ponto de vista diferente, com base nos conhecimentos, valores e experiências vividas.
Isso significa que a mesma atividade de ensino pode resultar em aprendizados diferentes para cada aluno, pois as suas interpretações subjetivas diferem.
Esse princípio pode parecer contradizer a visão de que o conhecimento é socialmente construído. Mas, embora os indivíduos tenham as suas próprias histórias pessoais de aprendizado, eles podem compartilhar conhecimentos comuns
Além disso, embora a educação seja um processo social, poderosamente influenciado por fatores culturais, toda cultura é composta de subculturas.
As culturas e as suas bases de conhecimento estão constantemente em processo de mudanças e, sendo assim, o conhecimento construído pelos indivíduos não são uma cópia rígida de um modelo socialmente construído. Ou seja, ao aprender uma cultura, cada aluno modifica e transforma essa cultura.
A teoria construtivista postula que o conhecimento só pode existir dentro da mente humana e que ele não necessita corresponder a nenhuma realidade do mundo real.
Ou seja, os alunos estarão constantemente tentando desenvolver o seu próprio modelo mental individual do mundo real a partir das percepções que eles têm deste mundo.
À medida que percebem cada nova experiência, os alunos atualizam continuamente seus próprios modelos mentais para refletir as novas informações e, portanto, constroem a sua própria interpretação de realidade.
A teoria da aprendizagem construtivista sustenta uma série de métodos e técnicas de ensino centradas no aluno que contrastam com a educação tradicional - segundo a qual o conhecimento é simplesmente transmitido passivamente pelos professores aos alunos.
A seguir, falaremos um pouco mais sobre como o construtivismo é praticado nas escolas, acompanhe!
De forma objetiva, a principal responsabilidade do professor é criar um ambiente colaborativo de solução de problemas, no qual os alunos se tornem participantes ativos de seu próprio aprendizado.
Nesta perspectiva, um professor atua como um facilitador da aprendizagem e não apenas como um instrutor de uma disciplina.
O educador garante que o aluno tenha acesso às concepções preexistentes e orienta sobre as atividades para então abordar sobre os temas e ajudar a criança a desenvolver o senso crítico e a capacidade de resolver problemas.
Existem pelo menos quatro características básicas que os ambientes de aprendizagem construtivistas devem considerar na hora de implementar estratégias construtivistas de ensino:
São inúmeros os objetivos pedagógicos das escolas construtivistas e, para que você possa entender um pouco mais sobre este processo educativo, listamos abaixo os principais:
Dado o contexto, na sua opinião, qual a melhor maneira para ensinar as crianças a lidarem com os desafios do mundo e levar este aprendizado para toda a vida?
Neste conteúdo vimos que o método de ensino construtivista possui inúmeras diferenças em relação ao método de ensino tradicional.
Diferentes tipos de exemplos práticos, experimentos e atividades cooperativas tornaram o método construtivista de ensino eficaz e interessante para os alunos.
Por este motivo, a metodologia construtivista e as escolas construtivistas em BH estão conquistando, cada vez mais, visibilidade e reconhecimento social.
Gostou de saber mais sobre o que é a metodologia construtivista e sobre escolas construtivistas em BH? Então aproveite para entender melhor sobre como escolher uma escola infantil para o seu filho!