Formação docente: Matemática em foco

Por Fernanda Araújo Porto de Miranda  |  27 de julho de 2022

 

A formação dos professores vai muito além do que é apresentado a eles em sua formação inicial. Para que essa formação se consolide, a prática pedagógica, as reflexões didáticas e o compartilhamento de experiências em sala de aula são fundamentais para que a aprendizagem seja efetiva. Aqui no Balão Vermelho, Escola Construtivista em Belo Horizonte, que tem o protagonismo como uma premissa,  compreendemos a Matemática como uma ciência que não se concretiza apenas com a aplicação de uma lista de atividades escolares desconectadas, sem sentido e sem uma intencionalidade educativa mais ampla. Ela envolve a aprendizagem de competências e habilidades específicas de conceitos e relações internas, contextualizadas na vivência cotidiana dos alunos.

Temos como premissa a formação constante de nossos educadores e, nesse sentido, o Balão Vermelho investiu um bom tempo em uma formação sistemática nas áreas da Linguagem, Currículo e Projetos de Investigação. Por esse motivo, elegeu a formação matemática como prioridade neste ano de 2022. Tutores e professores do Ensino Fundamental I foram convidados a participar da “TRILHA FORMATIVA: FAZER MATEMÁTICA NA SALA DE AULA” promovida pelo Centro de Formação da Vila.  

Com a coordenação da Professora Laís Pereira de Oliveira, esse curso tem como objetivo principal trazer para a reflexão dos professores, as investigações didáticas e pesquisas mais atuais na área da Matemática, visando apoiá-los  na construção de situações de ensino e aprendizagem assertivas e coerentes. Estão contemplados no programa da “Trilha Formativa” o debate sobre a resolução de problemas, ensino e aprendizagem do sistema de numeração, os conceitos de cálculo mental e algoritmo; o jogo como recurso didático e os princípios do trabalho com a Geometria. Como metodologia de trabalho, a trilha elegeu a análise de variadas intervenções docentes, a troca de experiências entre várias escolas do Grupo Bahema, entre outras, a reflexão sobre recursos didáticos e situações reais de sala de aula. Essa formação vem potencializando e qualificando a prática dos professores do Ensino Fundamental I e trazendo novos elementos para pensarmos a nossa organização curricular.

Convidamos a professora Laís Oliveira, assessora do grupo Bahema, para nos orientar presencialmente nas nossas decisões didáticas e curriculares, elencando as potencialidades e pontos de atenção das ações pedagógicas que temos desenvolvido até então. Foi um encontro produtivo, no qual surgiram várias frentes de trabalho para as nossas práticas em Matemática: progressão curricular, observação dirigida em sala de aula, registros avaliativos, entre outros. Na ocasião, ela observou algumas aulas organizadas pelos nossos professores, fez a devolutiva e analisou nosso currículo. Esse movimento de formação continuará acontecendo no segundo semestre, com a organização de momentos de formação interna para que os(as) professores(as) possam compartilhar suas práticas e analisá-las à luz das teorias vigentes.

 

Gostou de saber sobre a Formação docente: Matemática em foco? Então aproveite para entender melhor sobre a Juventude pós-isolamento: uma aposta de quem cuida.