Por Cláudia de Paula e Cristiane Motta tutoras pedagógicas do 5º e 6º anos
21 de agosto de 2023
Os rituais de passagem de um segmento ao outro geram expectativas, incertezas e novos desejos não só aos estudantes, mas também às famílias. Nesse sentido, a escola tem o papel fundamental de acolher as dúvidas e inseguranças, além de dar visibilidade ao projeto pedagógico do novo segmento, apresentando o que se mantém como princípio educativo da instituição e quais são os desafios e necessidades por vir, considerando a nova fase de desenvolvimento. Essas são questões norteadoras que abrem o diálogo com nossos alunos, alunas e famílias a cada mudança de ciclo.
Neste texto iremos falar da passagem do 5º para o 6° ano do Ensino Fundamental, época em que se deixa de ser criança para se tornar adolescente. Uma travessia que envolve inquietações, transformações, renúncias de coisas peculiares da infância em busca de um novo jeito de se colocar no mundo. Os alunos saem de uma relação mais direta com apenas um professor, para a convivência com muitos professores. Além do currículo que se compartimenta em muitas matérias. Com demandas e conteúdos mais específicos, eles passam a conviver também com um maior número de avaliações e uma cobrança mais efetiva de autonomia e responsabilidade.
Fazer com que essa transição seja mais leve e ofereça segurança para os alunos e famílias é um desafio para todos os educadores que trabalham na passagem desses segmentos. É preciso prepará-los para essas mudanças. No intuito de tornar esse momento mais tranquilo, nós, da Escola Balão Vermelho, dedicamo-nos a realizar essa passagem com mais afetividade e cuidado, promovendo conversas e encontros entre os estudantes do 5º e do 6º ano. Para tal, promovemos uma dinâmica por meio de mesas diversificadas com diferentes temas. Assuntos de muita relevância no Fundamental 2 são tratados com os alunos do Fundamental 1 em conversas recheadas de perguntas e explicações muito genuínas feitas pelos estudantes. Formação do Estudante, Avaliações, Oficinas, Projeto de Livre Escolha e Trabalho de Campo são os assuntos abordados nesse encontro.
A experiência dos alunos é tão rica que decidimos reproduzi-la com as famílias. A reunião de apresentação do Fundamental 2 para os pais e mães contou com a presença dos alunos do sexto ano, que puderam explicar com segurança o que acontecerá no ano seguinte. Com muita tranquilidade e maturidade, eles falaram da rotina, explicaram as práticas e abordaram sentimentos relativos a essa passagem de ciclo.
Além disso, outros encontros são promovidos, como apresentações de trabalhos envolvendo os estudantes dos dois segmentos e conversas entre as equipes de professores. O que pretendemos com isso é, cada vez mais, acolher famílias e alunos nessa vivência tão importante para o crescimento e desenvolvimento da aprendizagem de todos.
Enquanto escola para a juventude, o nosso papel é promover experiências significativas de aprendizagem baseadas no acolhimento, na escuta e no diálogo, sempre reconhecendo as necessidades e a capacidade de reflexão dos nossos jovens. Nosso propósito é construir uma escola para a adolescência, considerando que as “turbulências da travessia” não são um impedimento para que os estudantes possam aprender com sentido, estabelecendo conexões entre saberes, experiências e conhecimentos, para além do previsto nas disciplinas escolares. Este foi o propósito assumido pela escola Balão Vermelho há 13 anos, quando decidiu assumir o compromisso de formação deste novo ciclo.
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