ensino-infantil

O Balão Vermelho na construção do conhecimento

A construção do conhecimento deve ser assumida numa perspectiva social. O estudante  é sujeito ativo do seu processo de aprendizagem e os significados que constroi são o resultado de uma complexa rede de interações, intermediadas pela ação do professor. O estudante aprende um conteúdo qualquer, quando é capaz de atribuir-lhe significado, isto é, quando consegue estabelecer relações substanciais entre o que está aprendendo e o que já conhece, de modo que esse novo conhecimento seja assimilado aos seus esquemas de compreensão da realidade.
Tendo o ensino construtivista como centro da nossa proposta pedagógica, visamos:

Formar sujeitos autônomos e sensíveis, capazes de refletir e opinar sobre a realidade.

Desenvolver a aprendizagem pela construção de conhecimentos, e não via transmissão e memorização.

Uma prática pedagógica acolhedora e motivadora, que estimule o estudante à busca constante pelo conhecimento e à sensibilidade para lidar com a diversidade.

Aproximar as práticas escolares dos usos sociais, de modo que a apropriação de instrumentos culturais, tão importantes para o exercício da cidadania, faça sentido para os alunos.

O Ensino Fundamental I é marcado pela ampliação e sistematização das experiências educativas, bem como pela construção de novas formas da criança se relacionar com o conhecimento. Ampliam-se as responsabilidades, intensifica-se a rotina e consolida-se uma progressão no desenvolvimento das linguagens e dos processos de percepção, compreensão e representação do mundo.  

 

PROJETOS DE PESQUISA E INVESTIGAÇÃO

Temos como escolha metodológica privilegiada o trabalho com projetos. Para que a escola seja um espaço significativo de aprendizagem, é preciso mudar a maneira de compreender e construir o processo de ensino.

Os projetos - definidos, construídos e avaliados coletivamente - dão sentido às propostas de sala de aula. Eles se organizam a partir das questões problematizadoras levantadas pelos alunos e professores, resultando num rico processo de discussão, negociação e planejamento. Dessa forma, os conteúdos das diversas áreas de conhecimento são tratados de maneira interdisciplinar favorecendo a construção de habilidades e competências fundamentais para a formação humana

 


LITERATURA E FORMAÇÃO HUMANA

Consideramos que a escola tem o compromisso de apresentar a literatura aos seus estudantes sem perder de vista a sua função social e estética, provocando o encantamento do leitor, despertando a curiosidade e o prazer em conhecer novas histórias e culturas através das palavras. Para isso, incentivamos a leitura de livre escolha, que é a chave para garantir o envolvimento das nossas crianças com o texto literário, partindo do princípio da liberdade de escolha do que desejam ler. Valorizamos também a leitura compartilhada pelo adulto que certamente, levará as crianças a refletirem sobre camadas mais profundas do texto. Toda essa experiência vivida ao longo do ano é celebrada na Giroletras, nossa feira literária anual, apoiada na crítica infanto-juvenil. Nela, os estudantes são protagonistas na divulgação dos livros e compartilhamento de suas experiências leitoras.

 


CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO: LINGUAGENS DO CORPO  

As atividades de práticas corporais, são fundamentais para o desenvolvimento dos nossos estudantes. Além das aulas semanais, temos eventos como os Jogos Internos, em que a prática esportiva é nossa aliada na ampliação das relações interpessoais e da participação e cooperação. Também favorece o entendimento das regras dos jogos e do convívio social. Dessa forma, a Educação Física na escola tem como um dos objetivos contribuir para que os estudantes usufruam das práticas corporais de forma autônoma, ampliando as redes de sociabilidade.  


INGLÊS COMO FERRAMENTA DE AÇÃO NO MUNDO 

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental visamos dar continuidade ao trabalho iniciado na Educação Infantil fortalecendo o vínculo com a língua inglesa e ampliando os conhecimentos e capacidades linguísticas dos estudantes. As aulas têm duração de uma hora e acontecem três vezes por semana. O material didático apresenta inputs autênticos provindos de diferentes partes do mundo, trazendo, além de variantes linguísticas, informações sobre a vida nestes lugares distantes. As leituras literárias são uma frente importante na formação dos pequenos leitores e também na ampliação de seu repertório linguístico e literário. Finalmente, os cursos contam com projetos envolvendo as diversas áreas do conhecimento, ora conduzidos exclusivamente pelas professoras de inglês, ora em parceria com os professores da sala.


PROCESSOS AVALIATIVOS

Os aspectos avaliados retroalimentam a elaboração das atividades de ensino, das estratégias de intervenção pedagógica, para garantir o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos. Os procedimentos avaliativos acontecem durante todo o processo de ensino e aprendizagem. Realizamos avaliações diagnósticas e formativas, visando ao planejamento e ao ajuste dos itinerários educativos organizados pelo professor ao longo do ano. A participação do estudante na avaliação e na construção do portfólio individual é fundamental para cumprirmos nosso propósito de formar sujeitos protagonistas do seu processo de aprendizagem.


AS FAMÍLIAS COMO PARTICIPANTES DOS PROCESSOS EDUCATIVOS

Compartilhamos com as famílias o trabalho desenvolvido ao longo do ano em reuniões pedagógicas coletivas nas quais são apresentados as propostas pedagógicas e suas intenções de acordo com o currículo. Além disso, realizamos reuniões individuais com as famílias com o objetivo de compartilhar o processo individual de aprendizagem dos estudantes. Essa parceria é fortalecida pela presença das famílias nos vários eventos organizados pela escola. Reafirma-se, então, a importância da relação entre família e escola, que é, para nós, fundamental para o desenvolvimento integral do aluno.

 

 

DOCENTES:
FORMAÇÃO CONTINUADA DA EQUIPE PEDAGÓGICA

O estudo, a formação e a constante atualização da equipe pedagógica fazem parte de nossas premissas. A troca entre os profissionais do mesmo segmento e dos demais viabiliza a construção da verticalidade e o alinhamento de nosso currículo. Além disso, a troca entre outras escolas do grupo Bahema Educação, proporcionam uma interação e compartilhamento de experiências significativas.  

Um lugar para a construção do conhecimento

Como uma escola da educação construtiva, entendemos que a trajetória da aprendizagem não é linear. Por isso, nossa estrutura é preparada para o atendimento à diversidade.

SEGURANÇA

Contamos com monitoramento de alarmes e câmeras na nossa unidade.

CORPO EM MOVIMENTO

Oferecemos atividades extracurriculares realizadas nos turnos da manhã e da noite, como circo, yoga, ballet, capoeira, futsal, robótica e mais.

GOOGLE FOR EDUCATION

Implantamos as ferramentas Google For Education, promovendo a inovação e a aprendizagem ao testar ideias e desenvolvê-las.

SUSTENTABILIDADE

Interagimos com projetos e comunidades para ampliação da visão de mundo.

Um espaço completo

O espaço é mais um elemento educador, sendo explorado para fins educativos. Assumir posturas investigativas, promover o contato com a natureza, explorar as alternativas do mobiliário e dos pátios, recriar objetos, utilizar diferentes materiais, além de experimentar desafios corporais fazem parte do trabalho pedagógico.

Quadra de circo

Espaço destinado à prática de atividades pedagógicas, tais como, recreação, oficina de circo, jogos e brincadeiras.

Quadras esportivas

Utilizadas para a prática de esportes, atividades festivas e jogos corporais. São duas quadras ao ar livre e uma grande quadra coberta.

P+ítio das Pedrinhas 02

Pátio das pedras

Usado para promover a interação entre as crianças, para o horário de lanche, para a exposição de trabalhos artísticos e para a convivência de alunos e professores da escola.

P+ítio das Pedrinhas 02

Galeria

Espaço para a prática de atividades pedagógicas, reuniões, exposições de trabalhos das crianças e exposição das pesquisas realizadas pelos grupos de alunos.

P+ítio das Pedrinhas 02

Biblioteca

Ambiente organizado para a leitura literária das crianças e diversos tipos de pesquisas discentes e docentes.

Pátio do arvorismo

Destinado às brincadeiras, movimento e corporeidade. O local oferece inúmeros desafios onde as crianças precisam criar estratégias corporais para a utilização dos brinquedos que lá estão.

Laboratório

Utilizado para atividades pedagógicas e experiências incentivadas pelos projetos de pesquisa acontecidos na sala de aula

Sala de teatro

Local ambientado para os jogos teatrais e atividades de expressão artística e corporal.

Sala de música

Sala acústica equipada com aparelhagem e instrumentos utilizados nas aulas de música, oficina de sons e ampliação da cultura musical dos alunos.