Ensino Fundamental II
Educação inovadora do 6º ao 9º ano.
O Balão Vermelho e o ensino desfragmentado
Nossa proposta rompe o ensino fragmentado resultante da estrutura curricular por disciplinas e adota uma abordagem globalizada dos conteúdos, interligando experiência escolar e vida.
Ao invés de vários professores por disciplinas, os alunos têm três educadores referência, responsáveis por cada um dos eixos temáticos, norteadores do currículo da escola. Tendo o ensino construtivista como centro da nossa proposta pedagógica, visamos:
Influenciar para que os alunos construam coletivamente o seu conhecimento sobre o mundo em que vivem.
Desenvolver autonomia para formar cidadãos capazes de analisar os acontecimentos da atualidade com pensamento crítico;
Capacitar os alunos à reflexão, envolvendo-os no ambiente que os cerca, em toda a sua diversidade e complexidade, para que se sintam responsáveis por promover a transformação no mundo.
Desenvolver o conhecimento sobre si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca do conhecimento.
APRENDER A APRENDER
No Ensino Fundamental II, os estudos ganham maior complexidade, sendo responsabilidade da escola oferecer aos seus alunos ferramentas intelectuais para acessar e compreender criticamente a realidade. Por essa razão, no Grupo Balão Vermelho, a equipe de professores tem a responsabilidade de incentivar e intermediar a troca de conhecimento e experiências entre os estudantes, ajudando-os a estabelecer conexões entre o que se estuda e o mundo em que se insere. Nessa perspectiva, ensinar a perguntar e a problematizar permite que o aluno se torne protagonista de sua trajetória escolar, sempre por meio de dinâmicas pautadas no respeito mútuo, na cooperação e na valorização da convivência democrática.
Para que se desenvolvam todas as competências necessárias à formação de sujeitos ativos e autônomos, além das áreas de conhecimento apresentadas na BNCC (Base Nacional Curricular Comum), o currículo do Fundamental II oferece também aulas de circo, dança, música e teatro.
As diversas formas de o sujeito estar, pensar e se expressar no mundo são consideradas, assim como as diferentes maneiras que cria para compreendê-lo, sempre respeitando o ritmo e as potencialidades de cada um.
PROCESSOS PEDAGÓGICOS
Na base dessa proposta metodológica está o objetivo de formar estudantes com disposição para o estudo e domínio de procedimentos fundamentais, tais como observar, formular problemas e hipóteses, analisar, sintetizar, avaliar dados e elaborar conclusões.
Algumas das propostas:
PROJETO DE LIVRE ESCOLHA:
O Projeto de Livre Escolha oferece ao aluno, sob a orientação dos professores, a oportunidade de produzir conhecimento a partir da pesquisa sobre um tema de seu interesse. Ao realizar sua pesquisa, o aluno formula hipóteses e decide sobre o caminho que sua investigação deve seguir para alcançar o objetivo estabelecido.
TRABALHO EM GRUPO:
Em todos os trimestres, os alunos são organizados em grupos de trabalho para que desenvolvam estudos nas diversas áreas de conhecimento. Ao realizar as tarefas e estudos com seus pares, os alunos se envolvem de forma efetiva num processo em que todos trabalham em conjunto para resolver um problema. Assim, partilhando suas diferentes compreensões e mobilizando os esforços, conhecimentos e competências necessários para chegar a um objetivo, constroem argumentos viáveis, justificam e comunicam seus raciocínios e conclusões sobre o tema estudado.
TROCAS E SAÍDAS PELA CIDADE:
Os muros da escola não são limite para as possibilidades de aprendizagem. Aprende-se vivendo e convivendo nos vários espaços que a cidade proporciona. Esta, com sua diversidade, é um agente educacional e possibilita inúmeras formas de interação e reflexão. Oportunizar trocas com outros grupos de jovens, de diversas camadas sociais e de diferentes lugares, e, ao mesmo tempo, viver os espaços públicos permite que os estudantes ampliem seus modos de aprender e de conviver. Essa postura de interlocução e de atuação é o que orienta a realização de visitas, excursões, viagens, pesquisas e entrevistas.
PROJETOS INTERDISCIPLINARES E ATUALIDADES:
As atualidades ocupam um lugar de destaque no currículo. Por meio de uma abordagem que busca a integração das diversas áreas do conhecimento, rompendo com uma visão fragmentada sobre a realidade, os estudantes de cada ano participam de projetos interdisciplinares que acontecem sempre no retorno da quinta-feira tarde.
Um lugar para a construção do conhecimento
Como uma escola da educação construtiva, entendemos que a trajetória da aprendizagem não é linear. Por isso, nossa estrutura é preparada para o atendimento à diversidade.
SEGURANÇA
Fazemos o monitoramento de alarmes e câmeras nas duas unidades, sendo 56 câmeras na Unidade Praça do Papa e 42 câmeras na Unidade Bandeirantes.
CORPO EM MOVIMENTO
Oferecemos atividades extracurriculares realizadas no turno da noite, com modalidades como: capoeira, balé, judô, futebol, circo, tai chi chuan, yoga, storytelling e jogos teatrais.
GOOGLE FOR EDUCATION
Implantamos as ferramentas Google For Education, promovendo a inovação e a aprendizagem ao testar ideias e desenvolvê-las.
SUSTENTABILIDADE
Interagimos com projetos e comunidades para ampliação da visão de mundo.
Um espaço completo
O espaço é mais um elemento educador, sendo explorado para fins educativos. Assumir posturas investigativas, promover o contato com a natureza, explorar as alternativas do mobiliário e dos pátios, recriar objetos, utilizar diferentes materiais, além de experimentar desafios corporais fazem parte do trabalho pedagógico.
Quadras
Utilizadas para a prática de esportes, atividades festivas e jogos corporais. São duas quadras ao ar livre e uma grande quadra coberta.
Biblioteca
Ambiente organizado com livros adequados para empréstimos, leituras e pesquisas dos alunos e professores da escola.
Laboratório
Utilizado para atividades pedagógicas e experiências incentivadas pelos professores da área das Ciências da Natureza.
Sala de música
Sala acústica equipada com aparelhagem e instrumentos utilizados nas aulas de música, oficina de sons e ampliação da cultura musical dos alunos.
Auditório
Espaço utilizado para reuniões com as famílias, peças de teatro, dança e atividades diversas.